Censo 2022 revela que apenas 47,2% dos hospitais e 31,8% das escolas têm rampas de acesso. Dados do IBGE mostram que a acessibilidade no Brasil é insuficiente, apesar das leis vigentes.
O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que apenas 47,2% dos hospitais e 31,8% das escolas no Brasil possuem rampas de acesso para cadeiras de rodas. Esses dados evidenciam a falta de cumprimento das leis de acessibilidade, que exigem a presença de rampas em edificações públicas e privadas. Além disso, apenas 15% das ruas brasileiras estão adaptadas, o que limita a mobilidade de pessoas com deficiência.
Segundo a pesquisa sobre Características Urbanísticas do Entorno dos domicílios, a situação é ainda mais preocupante em estabelecimentos comerciais e de serviços, onde apenas 25% possuem rampas de acesso. O geógrafo Jaison Cervi, da Coordenadoria de Geografia do IBGE, destacou que a presença de rampas é uma obrigação legal e que os hospitais, em particular, devem garantir acessibilidade.
Atualmente, apenas 15% da população brasileira reside em ruas com rampas para cadeiras de rodas. As capitais regionais apresentam a maior proporção, com 20%, seguidas pelas metrópoles, com 15,8%, e pelos centros locais, com 10%. Em um terço dos municípios do país, apenas 5% das pessoas vivem em ruas com rampas, e em 157 cidades não há nenhuma rampa de acesso nas ruas.
As cidades paranaenses de Maringá, Toledo e Cascavel se destacam com as maiores porcentagens de acessibilidade, com 65%, 61% e 59%, respectivamente. No entanto, a situação se agrava quando se considera que, embora 84% da população viva em ruas com calçadas, apenas 18% delas moram em vias livres de obstáculos, dificultando a circulação de pessoas com mobilidade reduzida.
Jaison Cervi enfatizou que a falta de rampas e a presença de obstáculos nas calçadas representam duas dificuldades significativas para a acessibilidade. Ele ressaltou que não adianta ter rampas em estabelecimentos se as calçadas não permitem o acesso. A expectativa é que gestores públicos se sensibilizem com esses dados e promovam melhorias na infraestrutura urbana.
Diante dessa realidade, é fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a acessibilidade. Projetos que visem a construção de rampas e a adaptação de espaços públicos podem fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas. A união em torno dessa causa pode resultar em mudanças significativas e necessárias para garantir o direito à mobilidade e inclusão de todos.
Endividamento afeta milhões de brasileiros, com alta inadimplência e juros elevados. Fabíola e Fabrício enfrentam dificuldades financeiras, evidenciando a necessidade de educação financeira.
Trinta alunas do ensino médio no Distrito Federal vão assumir cargos de liderança por um dia, promovendo empoderamento feminino e equidade de gênero. O projeto Meninas em Ação começa em 10 de outubro.
Mais da metade dos distritos de São Paulo não atinge a média do Ideb. O prefeito Ricardo Nunes propõe gestão privada para escolas com baixo desempenho. A cidade de São Paulo enfrenta uma grave crise educacional, com 53 dos 96 distritos não alcançando a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental. As disparidades são alarmantes, com diferenças de até 50% entre regiões. O prefeito Ricardo Nunes responsabiliza os professores pelo baixo desempenho e sugere a privatização das escolas com os piores resultados. A desigualdade na educação se reflete também nas condições de trabalho dos docentes, que enfrentam sobrecarga nas áreas mais vulneráveis.
Apenas 15% das ruas brasileiras têm rampas de acesso, dificultando a mobilidade. Dados do Censo de 2022 revelam que 18% da população urbana vive em vias sem obstáculos, evidenciando a falta de acessibilidade. Apesar das leis que garantem rampas em edificações, a realidade é alarmante, com menos de 50% dos hospitais e um terço das escolas acessíveis.
Escolas do DF celebram o Dia do Campo com eventos que valorizam a educação rural. A iniciativa, que ocorreu em 16 de abril de 2025, envolveu 22 escolas e destacou a importância da comunidade rural na formação dos alunos.
Prefeitura de São Paulo, sob gestão de Ricardo Nunes (MDB), planeja ampliar parcerias com escolas privadas para melhorar a educação municipal a partir de 2026. A iniciativa visa replicar o modelo do Liceu Coração de Jesus, que já apresenta resultados positivos.