Resultados do Enade 2023 mostram que 27,3% dos cursos de medicina em faculdades particulares têm notas baixas, enquanto nas públicas o índice é de apenas 6%. O MEC planeja regular o ensino superior.
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023 revelaram que 27,3% dos cursos de medicina em faculdades particulares apresentaram notas baixas, enquanto nas universidades públicas esse índice foi de apenas 6%. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em Brasília, após um atraso na publicação que deveria ter ocorrido em setembro do ano anterior. O Enade é uma avaliação obrigatória para alunos do último ano de graduação, que mede aspectos da formação geral e específica.
Um total de 31 mil estudantes de 309 cursos de medicina foram avaliados. Dentre os cursos privados, 190 foram analisados, e 52 deles obtiveram conceitos Enade 1 e 2, considerados inadequados. Em contrapartida, apenas 4,7% dos cursos privados alcançaram a nota máxima de 5. Na rede pública, 119 cursos foram avaliados, com sete obtendo conceitos 1 e 2, sendo dois de universidades federais.
O conceito Enade, que varia de 1 a 5, reflete o desempenho médio dos alunos na avaliação. Na edição de 2023, também foram avaliados cursos nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e engenharias, totalizando 9.812 cursos de 1.347 instituições, com a maioria sendo da rede privada. Em enfermagem, por exemplo, um terço dos cursos avaliados obteve notas baixas, com 98,8% dos cursos com conceitos 1 e 2 sendo de instituições particulares.
O ministro da Educação, Camilo Santana, expressou preocupação com a qualidade dos cursos de medicina nas faculdades particulares e anunciou a criação de um órgão para regular o ensino superior. O objetivo é investigar a qualidade do ensino e os preços das mensalidades, evitando cobranças abusivas. Desde 2018, o MEC havia suspendido a criação de novos cursos de medicina e o aumento de vagas em cursos existentes, visando garantir a qualidade do ensino médico no país.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) está considerando mudanças no modelo de avaliação dos cursos de medicina, reconhecendo limitações na prova atual, que possui um número reduzido de questões. O Inep já implementou alterações na avaliação dos cursos de licenciatura e acredita que é hora de repensar a avaliação dos cursos de medicina.
Esses dados evidenciam a necessidade de uma ação coletiva para melhorar a qualidade do ensino superior, especialmente em áreas críticas como a medicina. A sociedade civil pode se unir para apoiar iniciativas que visem a melhoria das condições de ensino e a redução de mensalidades, garantindo um futuro melhor para os estudantes e a população.
Dados do Saeb de 2023 mostram que a alfabetização infantil no Brasil é de 49,3%, ainda abaixo dos níveis pré-pandemia. Inep adota novo indicador censitário para políticas públicas.
A PUC-RS lançou 40 cursos online gratuitos com certificado, abrangendo áreas como Tecnologia e Saúde, promovendo acesso à educação de qualidade para todos.
Novo Plano Nacional da Educação (PNE) apresenta 18 objetivos ambiciosos, mas sua implementação gera dúvidas. O PNE visa ampliar a educação infantil, garantir a alfabetização até o 2° ano do ensino fundamental e promover inclusão. No entanto, a eficácia do plano é questionada, especialmente após o fracasso do anterior. A formação docente e a educação digital também são focos, mas a execução permanece incerta.
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Censo Escolar revela queda nas matrículas da pré-escola e do EJA, enquanto creches e ensino profissionalizante crescem modestamente, evidenciando estagnação na educação brasileira.
Crianças com transtorno do espectro autista (TEA) participaram de jogo no estádio Alfredo Jaconi, onde o goleiro Gustavo emocionou-se ao interagir com um menino. Estádios brasileiros, como o Allianz Parque e o Mineirão, agora oferecem salas sensoriais para torcedores com autismo e outras condições, promovendo inclusão e acessibilidade.