Grupo Energisa oferece curso gratuito online de Inteligência Artificial com certificado da IBM. O curso de 16 horas abrange história, impacto social e prática em aprendizado de máquina. Inscrições abertas para interessados com mais de 18 anos.
A Inteligência Artificial (IA) tem se destacado no mercado de trabalho, com um aumento de 11,3 vezes na demanda global por especialistas na área nos últimos sete anos, segundo pesquisa da Universidade de Oxford. Em resposta a essa crescente necessidade, o Grupo Energisa anunciou a abertura de pré-inscrições para um curso gratuito de Fundamentos da Inteligência Artificial, com carga horária total de 16 horas e aulas online.
O curso, que faz parte do Programa Rio Pomba Valley, oferece aos participantes a oportunidade de aprender sobre a história da IA, seu impacto na sociedade e como a tecnologia realiza previsões e processa linguagem e imagens. Além disso, os alunos terão a chance de desenvolver e testar um modelo de aprendizado de máquina em um ambiente simulado.
As aulas ocorrerão durante o mês de maio, sendo que 4h30 serão dedicadas a encontros ao vivo. O restante do conteúdo poderá ser acessado em horários flexíveis. Os participantes que completarem o curso receberão um Certificado IBM SkillsBuild, verificado pela Credly, que pode agregar valor ao currículo.
Para se inscrever, é necessário ter 18 anos ou mais, interesse em tecnologia e acesso à internet. A pré-inscrição não garante a vaga, mas os candidatos receberão um e-mail com o link para a inscrição na plataforma SkillUp Online, parceira do Instituto Energisa.
Além do curso de IA, estão abertas inscrições para um curso gratuito de Auxiliar Técnico em Centro de Operações de Segurança (SOC), com duração de 180 horas, que será oferecido em formato híbrido, combinando aulas online e presenciais em Cataguases, Minas Gerais. Para este curso, os interessados devem ter 17 anos ou mais e estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública.
Iniciativas como essas são fundamentais para capacitar jovens e adultos em áreas em alta demanda, como a tecnologia. O apoio da sociedade civil pode ser crucial para garantir que mais pessoas tenham acesso a oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, contribuindo para um futuro mais inclusivo e inovador.
EJA enfrenta crise histórica com perda de 198 mil alunos em 2024. MEC lança Pacto EJA para criar 3,3 milhões de novas matrículas e aumentar financiamento, mas desafios persistem.
Universidades como Harvard e Yale agora oferecem cursos sobre felicidade, ensinando que ela pode ser cultivada através de práticas e reflexões. A educação formal começa a incluir o bem-estar.
O projeto Sessão Azul, que adapta sessões de cinema para crianças com autismo, completa dez anos em 2023, enfrentando desafios de parcerias e patrocínios. A iniciativa promove inclusão e conforto para famílias.
Defensoria Pública do Distrito Federal realiza atendimento gratuito nos dias 10 e 11 de abril na Escola Classe 404, no Recanto das Emas, com foco em reconhecimento de paternidade e apoio familiar.
Censo Escolar 2024 revela queda de 300 mil matrículas na Educação Básica, mas aumento de 113 mil no Ensino Médio. MEC destaca desafios e avanços em tempo integral e creches.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) agora oferece cursos gratuitos e online na Coursera, democratizando o acesso ao ensino de qualidade em engenharia. A iniciativa visa ampliar a formação técnica e profissional no Brasil.