Exame de proficiência para novos médicos é aprovado, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil, onde a má educação impacta o sistema de saúde.
A formação médica no Brasil enfrenta sérios desafios, com um aumento no número de escolas de medicina que priorizam a quantidade de alunos em vez da qualidade do ensino. Essa situação compromete o sistema de saúde e o atendimento aos pacientes. Em resposta a essa crise, foi aprovada em dezembro de 2024, no Senado, uma proposta para a criação de um exame de proficiência para novos médicos, semelhante ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O exame, que ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados, visa avaliar as competências teóricas e práticas dos recém-formados em medicina. A implementação desse exame está prevista para um ano após a aprovação final, e sua criação busca garantir a qualidade do atendimento médico em um cenário de crescente formação de profissionais.
Atualmente, o Brasil possui mais de quatrocentas escolas de medicina, a segunda maior quantidade do mundo, atrás apenas da Índia. Nos últimos dez anos, foram abertas 190 novas instituições, um número equivalente ao total de escolas criadas nos dois séculos anteriores. Muitas dessas faculdades não atendem a critérios básicos, como a disponibilidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para prática médica e um corpo docente qualificado.
A abertura indiscriminada de cursos de medicina resulta na formação de aproximadamente quarenta mil novos médicos anualmente, enquanto apenas vinte mil vagas estão disponíveis para residência. Essa discrepância leva muitos formandos a não buscarem especialização, optando por ingressar rapidamente no mercado de trabalho para quitar dívidas estudantis, o que compromete ainda mais a qualidade do atendimento.
Além disso, o governo federal tem contribuído para a deterioração do ensino médico ao ceder à pressão de grupos educacionais, autorizando a criação de novos cursos de baixa qualidade. Essa tendência pode resultar em um Brasil com mais de um milhão de médicos até 2035, mas com uma distribuição desigual, concentrada em grandes centros urbanos, sem garantir acesso a profissionais qualificados para toda a população.
Frente a essa realidade, a implementação de um exame de proficiência é uma medida necessária para assegurar a qualidade da formação médica. A Associação Paulista de Medicina (APM) defende essa iniciativa como um passo crucial para melhorar a capacitação dos estudantes e a qualidade do atendimento médico. Em situações como essa, a união da sociedade pode ser fundamental para apoiar iniciativas que visem a melhoria do sistema de saúde e a formação de profissionais mais capacitados.
Lula critica a elite por falta de investimento em educação e anuncia R$ 74,4 milhões à UFF. Durante a inauguração do novo campus da Universidade Federal Fluminense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a vergonha da elite brasileira por não garantir acesso à educação aos mais pobres. Ele também anunciou um repasse significativo para a universidade e lançou iniciativas para apoiar cursinhos populares.
Escolas do DF celebram o Dia do Campo com eventos que valorizam a educação rural. A iniciativa, que ocorreu em 16 de abril de 2025, envolveu 22 escolas e destacou a importância da comunidade rural na formação dos alunos.
Programa NaMoral se torna Política Distrital de Educação para a Integridade, abrangendo todas as escolas. Ações contra bullying incluem espetáculo e capacitação de professores.
Dados do Saeb de 2023 mostram que a alfabetização infantil no Brasil é de 49,3%, ainda abaixo dos níveis pré-pandemia. Inep adota novo indicador censitário para políticas públicas.
O Distrito Federal registrou 632 colégios no Programa Saúde na Escola, beneficiando 365 mil alunos. Aumento de 25% em relação ao biênio anterior destaca a importância da saúde escolar. O Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde, alcançou um número recorde de colégios inscritos no Distrito Federal, totalizando 632. Essa adesão, que representa um crescimento de 25% em comparação ao biênio anterior, beneficia mais de 365 mil estudantes. A iniciativa visa promover a saúde e facilitar o acesso a serviços essenciais, especialmente para alunos que enfrentam dificuldades em acessar unidades de saúde. Através de ações educativas, como campanhas de vacinação e palestras, o PSE busca integrar saúde e educação, impactando positivamente a comunidade escolar e suas famílias.
As 50 primeiras bolsas do projeto Conhecer Direito estão abertas para estudantes da rede pública. A iniciativa, coordenada pela Defensoria Pública do DF e pela Defensoria Pública da União, visa preparar alunos para o PAS da UnB. Inscrições até 30 de maio.